Trauma, Solidão e Laço na Infância e na Adolescência – Experiências do CEIN no Brasil
“Crianças e adolescentes brasileiros, este livro lhes faz saber que vocês tem ao seu lado mulheres e homens, vindos de todos os meios e de todas as culturas de seu país múltiplo; por terem eles próprios se confrontado com essas tensões irredutíveis da infância e da adolescência dos pequenos homens, estão prontos a lhes acompanhar para que vocês encontrem aí as respostas que lhes convenham, com ferramentas que vocês receberam ou que vocês irão forjar, tecer, modelar, bricolar… com eles.
Esta obra demonstra que isso é possível, que nenhuma adesão a uma doutrina ou a um ideal qualquer é demandado na entrada, que você pagará o preço que seja justo, e que podemos aprender muitas coisas que nós ainda não sabemos…”
Daniel Roy, no prefácio.
Sumário
Prefácio
9 As crianças e os adolescentes brasileiros têm mulheres e homens ao seu lado: a experiência do CIEN Brasil
Daniel Roy
Apresentação
13 A invenção do CIEN
Heloisa Prado Rodrigues da Silva Telles
Capítulo 1
O CIEN e a Orientação Lacaniana
21 A reconquista do Campo Freudiano
Judith Miller
37 Retomar a definição do projeto do CIEN e examinar sua situação atual.
Éric Laurent
49 Trauma e Real, o que as crianças inventam
Miquel Bassols
81 A singularidade da criança
Miquel Bassols
Capítulo 2
O CIEN e seus dispositivos
93 A vinheta pratica tal como ela se elabora no Laboratório do CIEN
Philippe Lacadée
99 A dimensão clínica na apresentação do caso e na prática do CIEN
Nohemí Ibáñez Brown
109 A pratica interdisciplinar do CIEN
Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros
113 Falando sobre o CIEN com seus participantes!
Nohemí Brown, Lucíola Macêdo, Rodrigo Lyra, Fernanda Otoni-Brisset, Síglia Leão, Ana Martha Wilson Maia e Miguel Antunes.
Capítulo 3
Trauma, invenção e juventude: o que dizem os analistas
127 “O caso Ernesto”: trauma e invenção. A propósito de As crianças, de Marguerite Duras.
Miquel Bassols
141 O impossível, guia. A alegria da criança
Anna Aromí
153 Apresentação do texto “Em direção à adolescência”, de Jacques- Alain Miller
Ana Lydia Santiago
165 Juventude e trauma: a experiência de desenraizamento
Lucíola Macêdo
Capítulo 4
Conversações: experiências dos Laboratórios do CIEN no Brasil
183 TRAUMA E REAL: O QUE AS CRIANÇAS INENTAM?
189 Da surpresa do impasse à surpresa da invenção: as novas leituras das equipes interdisciplinares
Conversa: Ana Lucia Lutterbach
233 Do impossível do impasse à contingência da invenção: as invenções das crianças e dos adolescentes
Conversa: Fátima Sarmento e Cristiana Pitella
279 Da normatização à invenção: os impasses contemporâneos.
Conversa: Cristina Drummond
311 SOLIDÃO E LAÇO NA ADOLESCÊNCIA
313 Inter-disciplinaridade como o CEIN a escreve: por que não se trata de uma clínica?
Conversa: Marcelo Veras
353 Por que a conversação é diferente de uma aula?
Conversa: Fernanda Otoni-Brisset
383 O Laboratório e as instituições: cadê o impasse?
Conversa: Marcus André Vieira